O que é prosa? Tipos, Significado e Origem

o-que-e-prosa

Para saber  o que é prosa? temos que entender que ração teríamos ao ouvir na escola, entre dois jovens, um diálogo como este: “Estudou o teorema? Não, fui ao cinema. Enfiar o nariz no caderno, só se for no inverno”. No mínimo, cairíamos na risada, nos perguntaríamos se aqueles dois jovens estão brincando ou se fizeram alguma aposta: criar uma poesia de repente, só por diversão.

Mas também pensaríamos que aquele diálogo certamente não é poesia, mas um ajuntamento de rimas mal-engendradas. Sabemos que poesia é bem mais do que isso, é a mais elevada expressão dos sentimentos.

Com a poesia convém não brincar nem usá-la sem propósito. Para a comunicação diária, para falarmos, usamos a prosa. De uma pessoa que se expressa com emprego apropriado da linguagem e de forma fluente, se diz: “Sua prosa é clara”.

De um escritor que usa palavras difíceis, períodos confusos, se diz: “Sua prosa é obscura”. Afinal, O que é prosa?

No dicionário, lemos que é “a maneira natural de falar ou de escrever, sem forma retórica ou métrica, característica da linguagem habitual de comunicação e de informação, por oposição à poesia”.

Com a prosa, fala-se e escreve-se. Com a prosa, os escritores enveredam pelos mais diversos gêneros literários: novela, conto, romance…

E a prosa de cada gênero possui características específicas. Há a prosa poética, a jornalística, a popular. E se poderia continuar relacionando um grande número de variedades.

Mas vejamos alguns exemplos práticos entre os gêneros literários mais conhecidos, nos quais muitos prosadores provaram ser verdadeiramente “grandes”.

O que é prosa e Poesia? Diferenças

Prosa

O que é prosa? É um texto comum. Sendo um gênero que se preocupa mais nas questões racionais e lógicas, tem como objetivo tratar de assuntos envolvidos em questões sociais, emoções do ser humano e retratar os objetos do cotidiano.

O uso da narrativa e a linguagem descritiva é algo constante nas prosas. As palavras possuem sentido literal, dando importância as coisas do nosso mundo.

O texto em prosa pode aparecer de várias formas. Apesar de se enquadrar melhor como um texto comum, em versos e sem continuidade, pode aparecer se estiver relacionado a alguma questão lógica, externa e não ao interno do ser.

Poesia

A poesia se utiliza de rimas e versos, apresentando sua principal diferença a questão principal e expressão.

Focada em tratar nos pontos emocionais, internos; o locutor entra em questões próprias onde são mencionados temas como as paixões, aflições, conflitos internos, perda, depressão etc.

Sem ser narrativa nem descritiva, ela se fixa em aspectos intagíveis, tendo assim várias interpretações.

A poesia tem ênfase nas palavras em seu sentido figurado.Tendo como foco a importância de se expressar.

Gostou do nosso artigo sobre O que é prosa? Compartilhe!

Imagem- cultura10.com

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *