José Sarney – Plano Cruzado e o Plano Bresser

jose-sarney-plano-cruzado-e-o-plano-bresser

Neste artigo você saberá sobre dois acontecimentos extremamente importantes no governo de José Sarney o Plano Cruzado e o plano Bresser.

O Plano Cruzado

No final de 1985, a economia apresentava sinais de melhoria. O PIB havia crescido 8,4010 em relação ao ano anterior e a balança comercial, que indica os valores das exportações e importações, fechava com um saldo de mais de 12 bilhões de dólares. A divida externa, contudo, continuava a crescer, atingindo a casa dos 105 bilhões de dólares.

Não era de espantar, portanto, que a inflação não desse mostras de arrefecimento. Em fevereiro de 1986, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que a variação de preços nos doze meses anteriores havia alcançado o recorde histórico de 255,16%.

Para conter esse crescimento, o governo anunciou no dia 28 o Plano Cruzado. O novo programa econômico estabelecia a substituição do cruzeiro por uma nova moeda, o cruzado, numa relação de um para mil (um cruzado = mil cruzeiros); todos os preços foram congelados por um ano; foi instituído o gatilho salarial, segundo o qual os salários seriam aumentados toda vez que a inflação acumulada chegasse a 20%.

O Plano Bresser

Em julho de 1987 tudo sugeria que o governo adotaria novo choque contra a inflação – que subira para 23,2% em maio. E foi sem surpresa que o país ouviu falar do “Plano Bresser”, uma reedição modificada do Plano Cruzado.

Bresser desvalorizou a moeda em 10,5%, congelou preços por noventa dias e eliminou o gatilho salarial substituindo-o pela URP (Unidade de Referência de Preços), que instituía reajustes mensais nos salários. Esse plano sobreviveu apenas alguns meses e sua derrota destruiu de vez o que restava de prestígio para Sarney.

Hostilizado em suas aparições públicas, quase apedrejado no Rio em julho, vaiado em Belém do Pará em novembro, o presidente decidiu sair de cena por algum tempo. Com a inflação explodindo em 365,9% ao fina! de 1987 e vendo a negociação da dívida externa escapar de suas mãos, Bresser demitiu-se no final do ano.

Gostou do nosso artigo sobre Plano Cruzado e o plano Bresser? Compartilhe!

Imagem-  acervo.oglobo.globo.com

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *