Ivan Kalita e Ivan, o Grande – Biografia e História

Ivan Kalita e Ivan, o Grande. A destruição de Kiev pouco afetou o desenvolvimento de Novgorod e outros centros urbanos do norte. Em particular, foi sob o complacente domínio tártaro que Começou a crescer o Principado de Moscou, estrategicamente situado do ponto de vista comercial e militar.

No século XIV, um dos príncipes moscovitas teve tanto êxito ao submeter os outros boiardos c na exploração de seus súditos que obteve o apoio tártaro e recebeu o cognome de Kalita (que significa bolso, ou sacola, lugar onde ia parar boa parte do dinheiro dos impostos).

Ivan Kalita (c. 1304-1340), grão-príncipe de Moscou, passou à História como o reunificador” das terras russas. Foi de Moscou, aliás, que se originou a rebelião contra o domínio tártaro, liderada por Ivan III, o Grande (1462-1505), um sucessor de Kalita, que transformou um simples principado num verdadeiro Estado nacional.

Com o apoio de outros boiardos, o grão-príncipe derrotou os tártaros em 1480, estendendo, a seguir, seu domínio a vastos territórios, entre os quais a riquíssima “República comercial” de Novgorod.

Ivan Kalita

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *