Ivan IV – Ivã, o Terrível da Russia – Biografia


Ivan IV o terrivel

Esse artigo você saberá um pouco mais sobre Ivan IV. A ascensão da Rússia como potência começaria no século XVI, sob o reinado de Ivan IV, o Terrível, que exerceu o poder com mão de feno entre 1533 e 1584. Neto de Ivan 111, o novo senhor de Moscou adotou o título de czar, versão eslava do termo latino caesar (césar), utilizado pelos imperadores de Roma e de Bizâncio.

Assim, o grão-príncipe proclamava-se formalmente herdeiro dos governantes do Império Bizantino, conquistado pelas tropas turcas em 1453. Moscou, por sua vez, era a “terceira Roma”, a sucessora de Constantinopla como centro máximo da cristandade ortodoxa. No idioma russo, o cognome atribuído ao primeiro czar foi Grosnyi – uma palavra ambígua, que tanto pode significar “terrível” quanto “augusto, excelso, divino”.



E, com efeito, Ivan IV foi as duas coisas ao mesmo tempo. Em seu longo reinado, Moscou tornou-se a sede de um imenso império cristão, cobrindo-se de monumentos grandiosos como o Kremlin (fortaleza), com seu conjunto de fortificações, basílicas e palácios.

Mais ainda, numa administração notável, ivan IV modernizou o Exército e o aparelho de Estado, submeteu os boiardos e impulsionou o intercâmbio comercial com os Países Baixos e a Inglaterra, dando os primeiros passos para transformar um remoto país asiático numa nação —européia— .

A maldade de Ivan IV – O Terrível

Mas é verdade que tudo isso que foi conquistado por Ivan IV foi conseguido ao preço de massacres terríveis (como o que se abateu sobre a insubmissa Novgorod), exílios e assassinatos de rivais, entre os quais os próprios filhos do czar. Sob esse aspecto, Ivan IV foi mesmo “terrível”