A Formação da Prússia e sua História

reino-prussia

Potência emergente no século XVIII. a Prússia teve uma história bem diferente da de seus vizinhos russos. Por volta do século II. seu território foi invadido por tribos germânicas provenientes da Escandinávia. Alguns séculos depois. a região foi ocupada pelos borussos (os tussos do norte”), povo báltico aparentado com os lituanos. E foi justamente da palavra “Borússia” que surgiu a forma “Prússia”.

Os últimos a chegar foram os Cavaleiros Teutónicos. que se tomaram senhores do país’no decorrer do século XIII. Fonpada por mercadores de cidades ale- -imãs como Bremen e Lübeck com tinalidades militares e religiosas, a Ordem Teutônica fora fundada em Jerusalém na época das Cruzadas. Ao conquistar a nação prussiana. ela assegurou para si uma base de operações a partir da qual se estendeu pelo território de antigos Estados bálticos. corno a Estónia e a Lovênia.

No início do século XV. o Estado teutônico declarou guerra à Polónia: derrotado em 1410. em Tannenberg. perdeu a sua independência. tornando-se vassalo da Coroa polonesa. Em 1525. após algumas tentativas de separação.

Luteranismo da Prússia

Alberto III de l-lohenzollern. grão-mestre teutónico: reformulou a política prussiana. aderindo ao luteranismo: a seguir. concluiu com a Polónia a paz de Cracóvia. pela qual a Prússia passava a ser uni ducado. Seu filho e sucessor, no entanto, morreu sem deixar herdeiro: a Prússia foi incorporada. então, aos domínios de João Sigismundo, eleitor de Brandemburgo, que fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico.

O novo Estado brandemburguês-prussiano era, assim, vassalo de dois reis ao mesmo tempo: o da Polônia
e o do Sacro Império. Apesar dessa relação de vassalagem, os soberanos da Prússia (da dinastia Hohenzollern, fundada pelo grão-mestre Alberto III) continuaram a ampliar seu território.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *