Colonização Francesa na América

Colonização Francesa na América

Nesse artigo você saberá tudo sobre Colonização Francesa na América. Confira esse importante acontecimento da História em nosso resumo abaixo.

Franceses do Novo Mundo: Colonização Francesa na América

Embora quase ausente dos empreendimentos coloniais na América do Sul, o Governo francês manifestou interesse pelos territórios da América do Norte, financiando as viagens exploratórias de Jacques Cartier.

Depois de atingir a foz do São Lourenço, ele penetrou no continente, desembarcou na ilha de Montreal (no Canadá) e tomou posse da região em nome do rei da França.

A corrida colonial e a Colonização Francesa

No século XVII, a Monarquia francesa passou a estimular a corrida colonial; graças a essa política, foi possível a exploração do interior do território canadense, cujo primeiro núcleo de povoamento foi fundado por Samuel de ChampIam, em 1608.

Esse núcleo daria origem à cidade de Quebec. Em sua maioria, os colonos eram membros da nobreza decadente que pretendiam recuperar ali os privilégios perdidos na metrópole. Em 1682, o explorador francês Cavalier de Ia Salie desceu o rio Mississípi até a foz, no golfo do México, e tomou posse de toda a região, à qual deu o nome de Louisiana, em homenagem ao rei da França, Luís XIV.

Após a fundação de Nova Orleans (1718), na desembocadura do Mississípi, essa área começou a ser invadida pelos ingleses, o que provocou uma série de conflitos. De grande extensão territorial e com uma população reduzida, as colônias francesas na América do Norte eram de difícil controle, o que fazia delas uma presa fácil para os ingleses. Com o tempo, estes conquistaram quase todas elas.

O mais rico empreendimento francês nas Américas foi o das Antilhas, onde Guadalupe, Martinica, São Domingos e Haiti sofreram um processo de colonização semelhante ao do Brasil. Nelas se desenvolveu uma economia baseada em produtos agrícolas destinados à exportação, como cana-de-açúcar, fumo, algodão e cacau. As manufaturas locais foram proibidas e, no século XVII, introduziu-se o trabalho escravo de negros africanos.

Se gostou desde artigo sobre Colonização Francesa na América. Compartilhe!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *