Cronologia de Acontecimentos e Guerras do Século XVIII – Século 18

Século IVIII
França no Século IVIII

O Século IVIII (século 18) foi marcado por muitas batalhas. Abaixo apresentamos as principais guerras desse período.

Cronologia – Século XVIII

1701 – Tem início a Guerra de Sucessão da Espanha. 1707 – A Rússia invade a Polônia. 1710 – Tropas da Grande Aliança (Inglaterra, Holanda, Áustria, Prússia) ocupam Madri. A Rússia anexa a Estônia e declara guerra à Turquia.

1713 – O Tratado de Utrecht põe fim à Guerra de Sucessão da Espanha. 1714 – Pedro, o Grande, conquista a Finlândia.

1733 – Começa a Guerra de Sucessão da Polônia, envolvendo a França, Espanha. Sardenha e Baviera, aliadas da facção de Stanislau Leszczynski, contra a Áustria, Saxônia e Rússia, que apóiam o grupo de Augusto III.

1738 – Termina a Guerra de Sucessão da Polônia com a assinatura do Tratado de Viena, que entrega o trono polonês a Augusto III.

1740 – A Inglaterra une-se à Áustria para enfrentar a Prússia, a França e a Espanha na Guerra de Sucessão austríaca, que termina em 1748.

1756 – Começa a Guerra dos Sete Anos, que põe em confronto a França e a Áustria, de um lado, e a Prússia e o Inglaterra, de outro.

1763 – O Tratado de Paris põem à Guerra dos Sete Anos. A Prússia afirma-se como potência militar e a Inglaterra define sua supremacia marítima.

1772 – Prússia, Rússia e Áustria invadem a Polônia, anexando partes de seu território. Tem início em Boston (Estados Unidos) a rebelião norte-americana contra a dominação inglesa.

1776 – As treze colônias norte-americanas declaram sua independência.

1778 – França e Espanha intervêm na Guerra de Independência norte-americana em favor dos rebeldes, procurando debilitar a Inglaterra.

1783 – E firmada a paz de Versalhes, pela qual é reconhecida a independência norte-americana. 1789— Começa a Revolução Francesa.

1792 – A França declara guerra à Áustria e à Prússia. Em setembro, é proclamada a República francesa, que derrota os prussianos em Valmy.

1793 – A Prússia e a Rússia repartem a Polônia pela segunda vez.

1793 — Liderados por um escravo, os negros do Haiti iniciam a luta pela independência.

1799 – Inglaterra, Áustria e Rússia formam uma aliança contra a França de Napoleão Bonaparte

O jogo das alianças

O que os generais 6 diplomatas buscavam – ao preço (bastante baixo do ponto de vista das elites) da morte de.milhares de soldados e da destruição dos lares e colheitas dos camponeses era a manutenção do chamado equilíbrio europeu. Em outras palavras, nenhuma potência deveria ser forte a ponto de impor sua hegemonia sobre todo o continente. Quando isso parecia estar prestes a ocorrer, os países rivais formavam coalizões para reduzir seu poderio.

Assim, a França de Luís XIV enfrentou, de 1688 a 1697, a primeira coalizão européia. A seguir, de 1701 a 1713, na Guerra de Sucessão espanhola, a Inglaterra, a Holanda e quase todo o Sacro Império Romano-Germânico uniram-se na chamada Liga de Haia contra os franceses e os espanhóis, apoiados pela Baviera. E mais, Portugal e o Ducado de Savóia, inicialmente aliados da França, em 1703 já haviam mudado de parceiro.

Os perigos da sucessão

Não foi por acaso que a supremacia francesa foi contestada em 1701, quando a coroa da Espanha foi parar na cabeça de Filipe de Anjou, neto de Luís XIV. No emaranhado dinástico europeu, em que quase todas as casas reais eram unidas pelo parentesco ou pelo casamento, a morte de um soberano sem descendentes diretos (caso de Carlos 11, da Espanha) fornecia pretextos mais que suficientes para uma guerra.

Desse modo, além do conflito envolvendo a sucessão na Espanha, que revelou o gênio militar de John Churchill, primeiro duque de Marlborough, e custou aos espanhóis a perda de Gibraltar, o século XVIII assistiu às guerras de Sucessão polonesa (1733-1738) e de Sucessão austríaca (1740-1748). Na primeira, a França e a Espanha enfrentaram a Rússia, a Austria e a Saxônia. Na segunda, a Inglaterra e a Áustria uniram-se para combater a Prússia, a França e a Espanha.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *