Arte Barroca: No Brasil, Características, Pintura e Origem


arte-barroca

Para reconquistar os que haviam sido desviados da fé romana pela Reforma protestante e esclarecer os que ainda se sentiam confusos quanto às doutrinas católicas, o Concilio de Trento (1545-63) resolveu transformar os cultos religiosos num espetáculo suntuoso e envolvente.

Essa meta tomou a Arte Barroca a arte da Contra-Reforma, um movimento católico que se propunha reconquistar os fiéis e recuperar o terreno perdido para os protestantes.



Artistas

O sopro renovador que atingiu a arquitetura e a escultura logo se fez sentir na pintura, que nesse período se caracteriza pelo emprego de cores vistosas e composição exuberante.

Um dos grandes artistas da época foi o pintor-arquiteto Pietro da Cortona, responsável pelos afrescos executados no teto do Palácio Barberini, conhecidos como As Glórias da Família: ali predominam os motivos arquitetônicos, brasões heráldicos, guirlandas de flores, personagens míticos e históricos.

Esses afrescos são marcados pela representação de falsa arquitetura: palácios ou igrejas pintados de modo a prolongar o espaço interno.



Os anjos em revoada, seres alados e guirlandas de flores, recursos intensamente utilizados por Pietro da Cortona, também aparecem na obra de outros pintores da época.

Os sucessores de Cortona foram o genovês Giovanni Battista Gaulli, chamado Baciccia, e o jesuíta Andrea Pozzo.

Outra modalidade de pintura barroca foi iniciada, ainda em Roma, pelo holandês Pieter van Laer, cujos alunos Viviano Codazzi, Pier Leone Ghezzi e Michelangelo Cerquozzi a exemplo do mestre, dedicaram-se aos chamados quadros de gênero, inspirados em cenas simples da vida cotidiana.

As artes menores

O luxo, a suntuosidade, a extravagância caracterizam móveis, cerâmicas, vitrais e jóias do período da arte barroca. O interior dos palácios era decorado com móveis entalhados, dourados e, frequentemente, sem nenhuma utilidade prática a não ser a de servir de apoio a. outro objeto.

E o caso do console, tão em voga no século XVII. Leitos e armários também eram sobrecarregados de ornamentos, muitas vezes imitando obras arquitetônicas. A tapeçaria e a cerâmica entraram em declínio, enquanto a arte barroca da porcelana cresceu, popularizando os bibelôs afetados e vistosos.

Arte Barroca na Europa

Dominados pelo catolicismo, a Áustria e o sul da Alemanha foram também um terreno fértil para a expansão do Barroco, ao contrário da região setentrional dos Países Baixos, que se libertou do domínio espanhol durante o século XVI, formando uma nação independente.

Com o nome de Províncias Unidas ou Holanda, o novo país desenvolveu características próprias, basicamente burguesas e protestantes.

Essa situação possibilitou o florescimento de uma pintura bastante original, que retrata a vida cotidiana da burguesia e cujos grandes mestres foram Rembrandt van Rijn, Frans Hals e Jan Vermeer.



Arte Barroca no Brasil

Responsável por algumas das mais valiosas obras da arte colonial, a Arte Barroca no Brasil desenvolveu-se a partir do século XVII em alguns centros importantes, como Salvador, Recife e Olinda.

Mas foi no decorrer do século XVIII, em Minas Gerais, que alcançou seu apogeu, florescendo na arquitetura, na pintura e na escultura de Ouro Preto, São João dei Rei, Congonhas do Campo, Mariana.

Essas cidades surgiram quase por encanto, como resultado do enriquecimento da região provocado pela descoberta de grandes jazidas de ouro. Suas igrejas, em geral simples por fora, são internamente ricas em pinturas, esculturas e talhas douradas.

Nesse sentido, um dos melhores exemplos é a pequena Igreja de Nossa Senhora do O, em Sabará, onde uma ornamentação exuberante se esconde atrás de singelas paredes brancas, emolduradas por uma estrutura quase tosca.

Segundo alguns estudiosos, isto se deve ao fato de os escultores, entalhadores, marceneiros, estofadores, pintores e douradores terem maior liberdade de expressão do que os arquitetos, muitas vezes limitados pelas normas da ordem religiosa que os contratava.

Gostou do nosso artigo sobre Arte Barroca? Compartilhe!

Imagem- westwing.com.br